top of page

O associativismo é a decisão mais acertada




O associativismo é uma marca da vida empresarial brasileira. Ele nada mais é do que a união entre empresas com interesses em comum, sendo o principal deles o desenvolvimento sustentável de toda uma cidade, um estado ou uma nação.

Trata-se de um instrumento fundamental para que uma comunidade saia do anonimato e passe a ter mais força. Quando associados, empresários têm maior expressão social, política e econômica. Conseguem mais benefícios, mais conquistas que representam ganhos e qualidade para todos os envolvidos.

Neste dia 30 de abril, comemora-se o Dia Nacional do Associativismo. De acordo com números do governo federal, em 2022, o país registrou 3.8 milhões de novas empresas. Apenas no primeiro semestre do ano passado, Minas Gerais registrou mais de 212 mil novas empresas. São números que confirmam a pujança do setor produtivo mineiro e brasileiro. Nós, empresários, somos a força motriz dessa nação. E, unidos, temos mais elementos para lutar por melhores condições para atuarmos num cenário desafiador que é empreender no Brasil.

O associativismo nos permite a troca de experiências. Uma dúvida de um empreendedor de hoje pode já ter sido solucionada por outro empresário ontem. Todo o setor só tem a ganhar. Cada empreendedor traz bagagens valiosas, e a convivência associada aprimora o conhecimento. O associativismo reduz custos, permite preços de produtos e serviços mais em conta. Fazer parte de uma associação representa ganho de reputação e imagem para o seu negócio, transmite confiança para o cliente.

A nossa Federaminas é uma entidade representativa forte, respeitada e que se posiciona em todas as instâncias de atuação. Nossa missão é defender os interesses dos nossos associados, sendo um agente transformador do pensamento empresarial e fomentador do desenvolvimento socioeconômico de Minas.

O resultado do associativismo é, sempre que bem feito, empresas e negócios mais preparados para superar desafios. A união e força das lideranças empresariais, atuando em conjunto, permitem que estratégias de superação de adversidades sejam tomadas com mais agilidade e assertividade.

Acredito fortemente que o empresariado é a mola propulsora de uma nação. E, se esse empresário estiver unido e em busca de um bem comum, o resultado é certeiro.

É como diz aquele sábio e antigo provérbio: “Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá em grupo”. E, para nós, que representamos todas as associações comerciais mineiras, a união faz a força! Associe-se sempre, empresário. A menor distância entre onde você está e o sucesso empresarial desejado é o associativismo.

Valmir Rodrigues Presidente da Federaminas

20 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page